Mensagem aos Visitantes

Olá, querido visitante, se você ama a Palavra de Deus, espero que você goste deste blog. Aqui serão publicados estudos, informações, comentários importantes exclusivamente sobre o apocalipse e espero que seja uma bênção para sua vida. Na medida do possível, poderemos esclarecer dúvidas que envolvem esse livro cheio de mistérios. Caso queira, envie suas perguntas clicando na palavra comentários logo abaixo da mensagem. Com o propósito de mantermos a seriedade deste trabalho, nos reservamos no direito de não publicar perguntas ou comentários que ferem a ética cristã, bem como os que tendem à discussão polêmica.
Deus o abençoe!
Walter Ponci


sexta-feira, 5 de junho de 2009

A VISÃO DOS CASTIÇAIS

Nesta lição vamos estudar o primeiro capítulo do livro de Apocalipse, quando João teve a primeira visão após ter sido arrebatado em espírito (Ap. 1:10).

Os dez primeiros versículos são uma introdução, onde João se apresenta como mensageiro da parte de Jesus Cristo, que revelou esta profecia a ele.

Quando foi arrebatado, ouviu no céu uma voz como que de trombeta dizendo que o que ele iria ver e ouvir, deveria ser escrito e enviado às sete igrejas que estão na Ásia (Ap. 1:10-11).

Vamos esclarecer sobre um símbolo muito freqüente neste livro e também em toda a Bíblia. Trata-se do número sete. O sete é usado por Deus como símbolo de plenitude perfeita de Deus, ou seja, tudo que Deus faz se completa dentro de um sete. Damos alguns exemplos: Deus criou os céus e a terra em sete dias, sendo seis com trabalho e um de descanso (Gen. 2:2-3). Deus determinou o ano sabático, ou seja, durante seis anos a terra poderia ser plantada porém no sétimo a terra deveria descansar (Lev. 25:3-4). Deus também determinou o ano do jubileu, ou seja, após cada sete períodos de sete anos (49 anos), o ano seguinte seria o do jubileu quando haveria a libertação dos servos, redenção da terra e descanso das colheitas (Lev. 25:10-15). Tudo que Deus faz, se encerra dentro de do “sete” como tudo completo, sem nada mais para acrescentar.

Assim, as sete igrejas estão representando todas as igrejas no mundo e em todas as épocas. Aquelas sete igrejas mencionadas existiam realmente na Ásia, cada uma com sua característica e representavam as outras que também existiam no mundo.
Essas sete igrejas também representam na mesma ordem, cada tipo de igreja que existiu através dos séculos, desde os dias dos apóstolos até os dias de hoje. Da mesma forma, essas igrejas também representam cada membro de cada igreja desde Jesus até hoje.
Isto é plenitude. Na seqüência vamos encontrar os sete selos, as sete trombetas, as sete taças, e tudo com o mesmo significado simbólico de plenitude de Deus. Apenas para exemplificar e dar melhor entendimento, dizemos que um copo de água está em sua plenitude quando está totalmente cheio de água, não cabendo nem uma gota a mais. Outro exemplo: a plenitude de uma semana é com sete dias, e não com cinco ou com oito dias, por exemplo.

Quando João se virou para ver quem estava falando com ele, ele viu sete castiçais de ouro e um homem que estava no meio dos castiçais (Ap. 1:12-13).

A descrição deste homem identifica como sendo Jesus Cristo conforme os detalhes mencionados nos versículos 14 a 18. A espada que saía de sua boca simboliza a Palavra de Deus. A espada é uma arma de ataque e a Palavra de Deus é a arma que deve ser usada contra todos os ataques das trevas. Lembrar que Jesus venceu o Diabo lá no deserto apenas citando a Palavra de Deus (Mat. 4:1-11).

O significado dos castiçais e das estrelas é encontrado a seguir no versículo 20. Os sete castiçais de ouro estão simbolizando as sete igrejas, que por sua vez englobam todas as igrejas do mundo. Lembre-se que você, se já aceitou a Jesus como seu Senhor e Salvador, é parte da igreja, portanto também está sendo representado por um desses castiçais.

As sete estrelas são identificadas como o anjo de cada igreja. Não se trata aqui de anjo protetor como aqueles seres angelicais que estão a serviço de Deus. O anjo neste caso também é um símbolo e é definido pela Palavra de Deus como sendo um mensageiro (Hebreus. 1:14), a estrela é usada para orientar e para guiar (Gen. 1:16; Mat. 2:2), portanto estas estrelas que são os anjos das igrejas, representam os pastores, os bispos, os prebíteros ou quem exerce a direção das igrejas.

Quanto aos castiçais que representam as igrejas e também cada membro das igrejas, é importante saber com quais qualidades eles foram definidos na lei de Deus dada a Moisés.

O castiçal tinha que ser de ouro (Ex. 25:31) que simboliza a pureza e a santidade, como cada igreja e cada um de nós deve ser puro e santo, sem pecado. Tinha que ser de ouro batido em uma só peça, não podia ter emendas, assim como nós temos que ser lapidados e não podemos ter remendos. Sendo de uma só peça nos lembra que todos nós, integrantes da igreja de Cristo, devemos ser unidade no corpo de Cristo. Não pode haver divisões, nem brigas ou rancores entre os participantes de uma igreja (Ex. 25:36). Esses castiçais também deveriam ter sete lâmpadas e não se trata de lâmpadas elétricas mas de azeite que simboliza o Espírito Santo de Deus (Ex. 25:37). O azeite usado nesses castiçais também tinha que ser puro, e não podia faltar, pois as lâmpadas deveriam ser mantidas acesas continuamente (Ex. 27:20). O azeite é também um símbolo do Espírito Santo, e assim como o azeite não podia faltar nas lâmpadas, também o Espírito Santo não pode faltar em nossa vida.

Conhecemos a parábola das dez virgens, onde cinco que eram imprudentes, deixaram faltar o azeite em suas lâmpadas e não puderam entrar para as bodas (Mat. 25:1-13).

É muito importante este símbolo do castiçal aplicado a cada um de nós como parte da igreja de Cristo.
Deus não usa estes símbolos apenas por acaso. Assim como o castiçal era perfeito e puro, Deus quer que também sejamos perfeitos e puros. Deus disse ao seu povo: “Sede santos, porque eu sou Santo” (Lev. 11:44). Ninguém pode dizer que é impossível ser santo, porque se Deus determinou que fossemos santos, é porque podemos ser santos. Deus não daria uma ordem impossível de ser cumprida pelo homem.
Queremos esclarecer que não estamos falando aqui do tipo de santo conhecido por outras religiões como “Santo Antônio, santo Agostinho etc....” .
Estamos falando de homens que literalmente são fiéis e tementes a Deus e cumprem a Palavra de Deus obedecendo aos seus ensinos, portanto aprovados por Deus ainda em vida.

Você que está lendo este artigo, também pode ser santo desde que obedeça a Palavra de Deus.

Voltando à visão dos sete castiçais, vimos que Jesus estava no meio deles, significando que Ele anda no meio das igrejas; confirmando o que Jesus já havia dito que, onde estivessem dois ou três, reunidos em nome dele, ele também estaria ali com eles. E vimos também que as estrelas estavam à sua destra, significando que Jesus tem todos os líderes de cada igreja em suas mãos.

Nos versículos 13 a 16 deste primeiro capítulo, João descreve a visão que ele teve de Jesus Cristo no céu. Não nos esqueçamos que as visões são sempre simbólicas. Estava vestido de branco até os pés com um cinto de ouro. Os cabelos eram brancos como a neve. O branco simboliza a pureza. Seus olhos eram como chama de fogo, significando que seus olhos tudo vêem, em tudo penetram, não há segredos para Jesus. Os pés como latão reluzente, um metal polido e durável e sua voz como de muitas águas, isto é, muito forte e possante. Apenas para fazer um comentário a respeito da voz de Jesus, sabemos que sua voz era realmente muito forte. Quando lemos o texto em Mateus 15:29-39, vemos que Jesus falava ao povo à beira do mar e a uma multidão muito grande. Quem conhece o mar, sabe que é muito difícil falar com alguém ao longe na praia, pois o som se dispersa e é necessário gritar muito para se fazer ouvir. Continuando na visão de João, Jesus também se apresentava com uma espada na boca, que evidentemente simbolizava a Sua Palavra. E o seu rosto brilhava como o sol, representando a glória de Deus que estava Nele.

Jesus também se identificou como sendo o primeiro e o último (Ap. 1:17) significando que Ele é o único, é Deus, estava em Deus e será eternamente Deus.

Disse também que foi morto (foi morto na cruz), porém está vivo, portanto Ele venceu a morte e a morte não tem poder sobre Ele (apo. 1:18).

No mesmo versículo Jesus diz que tem as chaves da morte e do inferno. Como Ele venceu a morte, e o seu sacrifício foi realizado para pagar os pecados dos homens, para que os homens não fossem para o inferno, fica então evidente que Jesus tem todo o controle sobre a morte e sobre o inferno. Não significa que Ele manda os homens para o inferno, mas que pode livrar os homens do inferno pela fé que os homens têm Nele.

Walter Ponci

10 comentários:

Anônimo disse...

APDS Walter Ponci!

Parabens pelo site!
Esse site alcançará muitas
pessoas que ainda tem duvida e que
nao conhecem esse assunto.
Abracos do Amigo, Irmao e Admirador,
Raimundo de Jesus

Anônimo disse...

Graça e Paz Querido!!!

Obrigado por postar esses estudos para nosso melhor entendimento.

Deus te Abençoe.

Ats Thiago SP

msn thiagoguns1@hotmail.com

poliana disse...

Olá querido Pr. Walter estive aq na igreja de Piracicaba neste estudo do final de semana do dia 26 de março sou mãe daquele garotinho o Samuel gustavo que ganhou o livro do senhor e gostaria de dizer que minha familia foi muito abençoada pelas sua palavras que Deus continue abençoando o senhor sua esposa Debora e toda sua familia
um grande abraço
poliana

Anônimo disse...

A paz de Cristo, Pr. Walter. Gostei muito do estudo citado, muito edificante, parabéns. Se puder, continue com a sequência do estudo de Apocalípse, ok? Deus o abençoe.

Anônimo disse...

Deus te engrandeça cada dia mais sua sabedoria!

Walter Ponci disse...

Tudo que aqui foi escrito é fruto da inspiração do Espírito Santo durante mais de quinze anos de estudo. Se não fora o Senhor, eu de mim nada teria a oferecer. Toda honra e glória é devida tão somente ao Senhor, Todo Poderoso, criador dos céus e da Terra.

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus

Pastor por favor me tire uma duvida, em 1 Co.15.52 Paulo está falando sobre o arrebatamento da igreja correto? eu queria saber o que ele quer dizer com "ao som da ultima trombeta", é esta a setima trombeta descrita no livro do apocalipse? Porque se for a igreja será arrebatada durante a tribulaçao? Por favor me ajude.Meu e-mal é
almeidaeliased@ig.com.br.
Edna

Walter Ponci disse...

Esta trombeta em 1Co.15:52 não é a mesma sétima trombeta do apocalipse. Veja meu artigo postado com o título "Arrebatamento durante a tribulação?"

simon luccie disse...

o motivo de meu comentário é que estava procurando o significado da palavra (castiçal)quando me deparei com o este blog.Eu tive uma visão:olhava pro céu e de repente apareceu um castiçal com uma luz bem forte ao centro,dai tinha outras chamas como se fossem um reflexo da primeira.Porem atentei para entender ai a visão sumiu.sou serva do senhor Jesus buscando sua presença em orações.ainda não sei interpretar as vezes ,me oriente se for possível.fique na paz do senhor Jesus.

Walter Ponci disse...

A interpretação de sonhos, visões, profecias, linguas etc, não se aprende nem em escolas nem em livros pois se trata de um dom dado pelo Espírito Santo, veja 1Cor.12:4-11. Voce deve orar pedindo discernimento e no momento oportuno Deus, dentro da Sua vontade, irá providenciar para que voce entenda ou mandará alguém para interpretar. Voce não precisa ficar com ansiedade por causa disso, somente ore.